I – FUNDAMENTO DA CADEIRA.
O reino animal ou Animália
reúne animais, seres eucarióticos, multicelulares e heterotróficos. Inclui uma
grande variedade de organismo desde os mais simples, os anacordados, aos mais
complexos como os cordados.
Segundo (Ruppert
& Barnes, 2005) , afirma que os invertebrados
(anacordados) são responsáveis por mais de 99% de todas as espécies animais e,
mesmo que menos de 1 milhão de espécies viventes tenha sido descrito até agora,
o número total de espécies animais na terra pode excede 30 milhões, o que significa
que uma boa parte dos animais invertebrados ainda esta por se descobrir.
Apesar da grande diversidade
existente entre os invertebrados, através do estudo do plano básico do
organismo, e das relações evolutivas entre os grupos de animais é possível enquadra-los
no seu grupo taxonómico.
A cadeira deAnacordados,
permitirá aos estudantes do 1º ano do curso de biologia a oportunidade de
conhecer de uma forma integral a origem da vida, a evolução e a biodiversidade
do mundo animal em particular dos invertebrados, através das aulas teóricas e
praticas, adquirindo desta forma uma visão sobre os aspectos taxonômicos, morfológicos,
fisiológicos, e reprodutivos dos diversos organismos que coletivamente são
denominados de Invertebrados.O estudante será capaz de reconhecer os membros
dos principais grupos taxonómico, ter uma visão holística da biologia e ser
multiplicador de conhecimentos.
No decorrer das aulas o
estudante compreendera a necessidade da protecção do meio ambiente como
garantia de preservar a vida de todos os seres vivos e manter o normal
funcionamento dos ecossistemas e desta forma garantir um planeta saudável.
Objecto da cadeira
Anacordados: O plano básico corporal de cada grupo taxonómicos, suas relações evolutivas, e a relação com o meio ambiente.
Objectivo educativo: Desenvolver
a motivação e a responsabilidade pelo estudo, cuidado e protecção dos animais
em seus ecossistemas, tendo em conta a biodiversidade.
Objectivo instrutivo:
· Abordar a importância da zoologia para o conhecimento da
biodiversidade, preservação e perpetuação das espécies;
· Apresentar noções gerais sobre taxonomia e sistemática;
· Estabelecer a relação evolutiva entre os protozoários e os
primeiros animais invertebrados;
· Caracterizar os diversos filos de animais invertebrados;
· Analisar os diversos filos relacionando com o meio em que vivem;
· Comparar os diversos filos tendo em conta as suas características;
· Desenvolver trabalhos práticos que estimulem o reconhecimento dos
animais invertebrados.
adorei e me ajudou bastante
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